JBPN

O grupo JBPN (Jardim Botânico patrimônio nosso) é um grupo muito preocupado com a

fauna e a flora do nosso Brasil. Juntos, descobriremos que o Jardim Botânico tem a nos

oferecer. Se você também é preocupada com o nosso meio ambiente, dê uma visite o nosso blog.

Você vai adorar!

Loading...

O Pau-brasil e sua história

sábado, 12 de junho de 2010


O pau-brasil foi à primeira riqueza extraída do território brasileiro. Os primeiros europeus que desembarcaram no Brasil, há cerca de 500 anos, ficaram encantados com a exuberância das matas e com a riqueza da flora e da fauna tropicais.Nas viagens de reconhecimento do território, a presença do pau-brasil ao longo do litoral em meio à imponente Mata Atlântica logo chamou a atenção desses europeus. Conhecido também como “pau-de-tinta”, o pau-brasil era muito valorizado na Europa porque era possível extrair um corante vermelho do seu tronco. Entre os tupis, o pau-brasil era chamado de “ibirapitanga”, que significa “pau vermelho”.
O pau-brasil é uma árvore frondosa, de tronco avermelhado e folhas quase prateadas, que chega a atingir de 20 a 30 metros de altura; Na época da chegada dos europeus, crescia ao longo do litoral, entre o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro.Em Pernambuco havia um pau-brasil de melhor qualidade, conhecido como “Brasil fino”. Por esse motivo algumas das primeiras feitorias dos portugueses no território brasileiro foram organizadas na região onde se localiza esse estado.Os portugueses aproveitaram o conhecimento dos indígenas sobre a natureza tropical e o pau-brasil.
Os nativos faziam a maior parte do trabalho envolvendo exploração do pau-brasil, eles cortavam e empilhavam as toras, transportavam e as embarcavam nos navios. Em troca desse serviço, recebiam objetos de metal como facas, tesouras e machados, de que gostavam muito. Esse sistema de troca de trabalho por produtos era chamado de escambo.
O negócio de extração do pau-brasil mostrou se muito lucrativo e logo logo atraiu a cobiça de outros povos estrangeiros, França, Espanha e outros europeus invadiam o território brasileiro para traficar o pau-brasil.Os franceses agiram por mais de trinta anos no litoral do Brasil, traficando madeira, causando muito prejuízo para o Brasil e Portugal na época.

educacao.uol.com.br
www.infoescola.com

2 comentários:

pedro nathan de souza disse...

excelente
parabens para quem fez isso por vc eu vo tira dez na prova
brigadao blz

Anônimo disse...

c

Postar um comentário