JBPN

O grupo JBPN (Jardim Botânico patrimônio nosso) é um grupo muito preocupado com a

fauna e a flora do nosso Brasil. Juntos, descobriremos que o Jardim Botânico tem a nos

oferecer. Se você também é preocupada com o nosso meio ambiente, dê uma visite o nosso blog.

Você vai adorar!

A Vitória-régia

domingo, 11 de julho de 2010

0 comentários

A floração ocorre desde o início de março até julho. Sua flor apresenta uma cor branca e abre-se apenas à noite, geralmente partir das seis horas da tarde, e expele uma sublime fragrância noturna adocicada do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantém-se aberta até aproximadamente às nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia da polinização a flor assume uma cor de rosa. Assim que as flores se abrem, seu forte aroma atrai os besouros polinizadores, que a adentram e nelas ficam prisioneiros.

Suas folhas são grandes e de formato circular, com bordas dobradas, formando uma espécie de bacia. Elas podem chegar a 2 metros de diâmetro. As folhas da vitória-régia conseguem suportar o peso de uma criança pequena sem afundar na água.

Hoje existe o controle por novas tecnologias (adubação e hormônios) em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso é muito usada no paisagismo urbano tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d'água.

www.jardineiro.net.br

basilio.fundaj.gov.br

Onde se encontra a Vitória Régia

segunda-feira, 5 de julho de 2010

20 comentários

É uma planta aquática típica da região amazônica, uma das mais lindas plantas aquáticas do mundo, da família das Ninfeáceas.

A Vitória Regia Vive em lagos e rios de águas tranqüilas como: em lago de igapó (águas pretas ou claras), como o Aninga, localizado no município de Parintins, e em lago de várzea (águas brancas ou barrentas), como o da Felicidade, localizado em Manaus, próximo do encontro das águas .
A Victoria amazônica é conhecida em países como Portugal, Inglaterra e França, onde são cultivadas para fins ornamentais. Elas também são cultivadas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Pesquisadores em São Paulo estão tentando reproduzi-las para objetivos comerciais. “Nossa intenção é que no futuro possamos modificá-la geneticamente. A idéia é fazer mini-victorias para serem criadas em aquários”, ressaltou, acrescentando que alguns cuidados devem ser seguidos como manter o aquário a 29ºC para que elas não morram.


Lugares que podemos visita-la:

MPEG - O Museu da Amazônia Belém do Pará - Amazônia Norte do Brasil
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica

* O Anfiteatro Vitória Régia está localizado no Parque Vitória Régia, onde ambos constituem o cartão postal de Bauru.

* Jardim Botânico é um bairro da cidade do
Rio de Janeiro, Brasil.


*Bauru é um município brasileiro do estado de São Paulo


*A Vitória-régia é vista e admirada, em todo o seu esplendor, no lago artificial da Praça João Hennings Filho (Prefeitura Municipal), e também em belíssima lagoa pertencente ao Parque Municipal João Schulemburg (anexo à Fundação Indaialense de Cultura - FIC).

bibliográfia:

www.google.com.br - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria-r%C3%A9gia , http://www.amazonialegal.com.br/textos/Vitoria_Regia.htm ,http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=90